A marcha é o modo organizado, uniforme, constante e ritmo de andar, normalmente associado com tropas militares. Marchar é parte do treinamento básico nas instituições militares na maioria dos países. Em grande parte dos casos, marchar usa um sistema de ordem unida. Aprender a marchar obedecendo a comandos é considerado uma forma de ensino da disciplina aos soldados. Já em alguns países faz parte da cultura e é realizado por meio de grandes apresentações e desfiles. Já em outros casos fica marcado por conta de ser usada também em guerras, pelas tropas, para manter o controle dos homens, estratégia e em casos para se marcar o tempo.
Já para a Maçonaria cada um dos três Graus simbólicos tem a sua Marcha. A marcha vem acompanhada dos sinais de cada grau, e é obrigado a todos os maçons que adentram ao templo quando os trabalhos são abertos. A marcha do aprendiz é iniciada na porta do templo e é feita em direção única, do Ocidente ao oriente, por três passos iguais, formado uma esquadria, começando com o pê esquerdo e apoiado pelo direito.
O esquadro representa fundamentalmente a faculdade do juízo que nos permite comprovar a retidão ou a sua falta, ou seja, a forma octogonal das seis faces que tratamos de lapidar a pedra bruta, assim como a de suas arestas e dos oito ângulos triedros nos quais elas se unem, como o objetivo de fazer com que a pedra se torne retangular, como deve ser toda pedra destinada a formar parte de um edifício. É por intermédio do esquadro que nossos esforços para realizar o ideal ao qual nos propusemos podem ser constantemente comprovados e retificados
Os passos da marcha do aprendiz têm intima ligação como três primeiros signos do zodíaco (Áries, Touro e Gêmeos).
Esses três signos sofrem a influencia de três notáveis planetas: Marte, Vênus e Mercúrio. Assim O Primeiro passo da marcha denomina-se LUTA sabido que o carneiro, animal símbolo do ardor e da coragem, representa as disposições do aprendiz para os conhecimentos do seu grau. Aries Recebe Influencia de marte, Deus mitológico da guerra.
Após o primeiro passo o Aprendiz defronta-se, com o segundo Signo do Zodíaco, Touro, símbolo de Força, do trabalho e da Perseverança, assim como deve ser o Maçom. Sob a influência de Vênus, indica que se deve trabalhar com prudência, mas sem temor. O segundo passo se chama ESPERANÇA.
No terceiro passo se depara com signo de Gêmeos, símbolo da união, e da fraternidade. Vem da influência de Mercúrio. Recebendo forte Luz e calor, sendo que é o planeta mais próximo do sol. O terceiro passo recebe o nome de FRATERNIDADE. Sendo assim a amizade que deve unir os maçons.
Dado o terceiro passo o aprendiz chega vitorioso dos esforços que empregou mais distanciado das trevas.
Não podemos esquecer também do sinal de ordem, que é realizado quando se pratica a Marcha do Aprendiz. Tem como principio básico, corpo ereto, altivo, respeitando rigorosamente o esquadro, nível e Prumo. Não se faz o sinal da ordem sentado.
Como estamos falando de postura, podemos relembrar que não só em pé tem sua importância, como também sentado. O tronco deve estar sempre ereto, encostado no respaldo da cadeira, a parte inferior das pernas alinhadas na vertical com a planta dos pés inteiramente posta no piso. Mãos apoiadas sobre as coxas, antebraço junto ao corpo. Sendo proibido o cruzamento das pernas, braços e abrigo dos pés sob a cadeira.
Portanto com base na simbologia maçônica é do Ocidente para o Oriente que partindo destes passos iremos nos aperfeiçoar, desbastar a pedra bruta, ir de encontro à luz.
É com luta, com perseverança e fraternidade que iremos receber nossos salários, nunca se esquecendo de que somos eternos aprendizes,ter consciência de que ao executa-lo estaremos reafirmando a decisão de se aperfeiçoar.
E não se esquecendo de que podemos e devemos adaptar estes mesmos ensinamentos a nossa vida Pessoal e Profissional. Encaixa-se em qualquer ramo da nossa vida;Luta perseverança, laços de fraternidade, e como aliados a ética e moral teremos uma ótima base para termos uma vida justa e perfeita.
Matérias retiradas:
Ritual do Aprendiz
Maçonaria – 100 Instruções para aprendizes – Raymundo D’elia Junior
Wikipédia
Autor: Cleber Fernandes Nogueira
Boa Noite .Gostaria de um trabalho que fala dos passos do aprendiz,O porque do pe esquerdo a frente e o significado. T F A