A ciência dos números é conhecida, utilizada e muito conceituada desde a Antiguidade, sendo desde essa época transmitida pelas iniciações.
Mesmo antes de Pitágoras, diversas nações como a China, Índia e Grécia, conheciam e empregavam a Ciência, tanto que aplicavam símbolos em números.
O Três é o primeiro número perfeito e completo em energia, pois observando o primitivismo do 1 somando com o antagonismo do 2 , é gerado o equilíbrio.
O 1 representa a essência de Deus o 2 sua faculdade geradora e reprodutiva. O Homem se compõe de Três elementos distintos fundidos entre si, o corpo, a alma e o espírito, da mesma forma o universo, o mundo natural, o humano e o divino.
A tríade forma também a composição singular da família, isto é, o homem, a mulher e o filho, representando o ativo, o passivo e o resultado.
No catolicismo encontra-se a Tríade demonstrada com grande insistência em; Pai, Filho e Espirito Santo; e suas três Virtudes teológicas Fé, Esperança e Caridade.
No Evangelho, três Reis foram adoram o menino ao nascer levando três presentes, Pedro recebeu as três chaves do paraíso, porém negou seu mestre por três vezes, após a morte, ressuscitou no terceiro dia.
Cito aqui, apenas algumas, para não explanar muito no tema.
Na Maçonaria, são infindáveis os atributos relacionados a Tríade. Em decorrência do tempo e quantidade de Matéria, citarei os pontos e farei uma breve explanação.
Desde a Iniciação, o Aprendiz deve observar o emprego continuo do número 3, e á este estar sempre relacionado, pois ritualisticamente:
- Sua Idade é 3 anos
Os Aprendizes, antigamente, levavam três anos para atingir o grau subsequente, além de ser alusiva ao próximo ponto: - Para a sua aceitação percorria por “ três viagens”
Cada uma delas tem desafios e significados diferentes, mas sempre em caminho da evolução. Como a busca da evolução, as viagens começam no ocidente e vão se dirigindo em direção do Oriente (a Luz). - O “anúncio” em Loja se faz por “Três pancadas a porta”
Significa as três batidas da baterias do grau aprendiz. - Adentrando ao templo “Marcha por três passos”
Passos esses que simboliza Luta, Perseverança e Fraternidade. Se distanciando cada vez mais das trevas, sempre em direção ao Oriente em busca da Luz, pelo caminho da Virtude e perfeição. - No ‘Cumprimento, Toque e Bateria’, o ‘três’ esta presente
Sempre relacionado ao Grau 1 e também para reconhecimento de nossos irmãos. - Para alcançar o Grau de Mestre, deve subir os ‘Três Primeiros Degraus’
- As Joias Móveis (Esquadro, Nível e Prumo)
Representados pelos Cargos (VM, 1º Vg 2º Vg) São a base do grau ApCom o Esquadro se traça um Ângulo Reto (retidão), como Nível teremos a Igualdade e com o Prumo a Fraternidade. - As Joias Fixas
A Prancheta, representando a sabedoria, o planejamento dos mestres. A Pedra Bruta, representando o novo iniciado com suas asperezas e irregularidades. A Pedra Polida, representa a beleza, que nada mais é do que a pedra bruta transformada, apta para fazer parte da construção. - O “Telhamento” que também esta ligado a configuração do três, assim:
P – Que Trazeis?
R – Amizade, Paz e Prosperidade aos meus irmãos.
P – Nada mais trazeis?
R- O VM de minha loja, vs p t v t
P – Que visdes fazer aqui?
R – Vencer minhas paixões, submeter minhas vontades, e fazer novos progressos na Maçonaria. - O Sinal de de OQuando feito se forma Três esquadrias com o corpo.
- Delta Sagrado, temos o numero 3 também no delta, representado pelas 3 letras (IOD) o nome sagrado de Deus. È o símbolo de tudo que existiu, existe e existirá. Símbolo da Evolução.
- As três colunas, Jônica, Dórica e Coríntia . Representada pelo VM (sabedoria) Ir 1º Vg (Força) e Ir 2º Vg (Beleza)
- Vos S 3×3
- Primeiramente quer dizer que manifesto esta saudação, pela manifestação perfeita por 3 vezes. Quer dizer que vos saúdo de acordo com todas as tríades e significados que tem este numero para nós, é uma manifestação perfeita e de alegria, de coração aberto. TFA, diz que abro meus sentimentos mais profundos, com alegria de espírito e alma, na confiança que sou retribuído e que estamos unidos por um mesmo ideal e missão. Digo, que nada poderá nos impedir de sempre estarmos unidos, cumprindo nosso papel perante os IIr e a sociedade.
- Liberdade, Igualdade e Fraternidade
O que não poderia deixar de explanar também é sobre o nosso Lema. A origem desse lema veio da política, surgindo na Revolução Francesa e adotado pela Maçonaria daquele país, que tratou de divulga-lo.
Já a Maçonaria de qualquer lugar que não seja descendente ou não tenha sido influenciada historicamente pela Maçonaria Francesa simplesmente desconhece “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” como lema maçônico. Para o restante do universo maçônico, algo em torno de ¾ da Maçonaria mundial, a Sublime Ordem possui outro lema:
“Fraternidade, Alívio e Verdade”.
Porem, não se espera que a Maçonaria brasileira renegue o lema de costume, já tão enraizado na cultura maçônica local. Sito aqui apenas para agregarmos conhecimento. - Os 3 pontos da assinatura – Acredito eu, apenas no iniciar da caminhada maçônica, no inicio do meu desbastar, a após esta pesquisa, que é usando e tendo em mente esses 3 pontos que nos tornaremos verdadeiros Maçons. Só este ponto já daria um trabalho tão extenso quanto este que vos leio. Os 3 pontos da assinatura pode ser interpretado por cada uma destas tríades que foi dito anteriormente.
Pode ser também o símbolo do justo, do belo e do verdadeiro. Podem também representar as qualidades que o maçons deve ter: Sabedoria, vontade e Inteligência. Essas qualidades são inseparáveis e deve ser usado em perfeito equilíbrio. Devemos usar com consciência, tendo em mente a importância e a responsabilidade que ali nos é dada, lutando para sermos pessoas melhores e não envergonhar nossa Ordem e ser sim, motivo de Orgulho ou espelho para nossos Ir e sociedade que ali nos observa. Usa o Ir os 3 pontos na assinatura? Incluo aqui também o adesivo no veiculo. Será que nossas ações e nossa postura como pessoa ou ate mesmo no transito, anda de acordo com o significado do símbolo que carregamos?
Conclusão
Portanto meus IIr as Tríades que aqui estudamos nos lembra constantemente de nossos deveres para com Deus, com nossos semelhantes e com nós mesmos. Daqui se revela o código moral de nossa vida, que sempre será digno e correto, por que ele é modelador do Homem Virtuoso e Prudente. O três é perfeito e nos acompanhara pelo resto de nossas vidas como maçons, não pode ser apenas resumido ou carimbado em nossa assinatura, é muito mais amplo e complexo do que parece, deve ser interpretado e tatuado em nossa consciência, para assim aceitar o outro como irmão mesmo com pontos de vista diferentes compartilhar e praticar os mesmos princípios, usar de empatia, palavra usada, mas parece não conhecer o real significado.
Colocar-se no lugar do outro, é uma garantia que, embora individualmente conhecido, vive em dualidade e a humanidade como terceiro elemento desse triangulo perfeito, é formado a partir desta união.
A falta de uma destas características nos fará ignorantes e tenderemos ao mal, pensando que estamos fazendo o bem . Sempre que nós maçons agirmos desta forma , considerando estas tríades , estaremos no caminho certo. Não importa o grau atingido , nem mesmo o cargo ocupado, por mais humilde que seja será grande. Lembremos que “ o mar, apesar de ser o maior em quantidade de água, fica abaixo de todos os rios”.
Referências
Ritual 1º Grau –Aprendiz Maçom –GOB – R.E.A.A
Aprendiz ,O inicio da Jornada – Amilcar Alabarce Mathias – Ed. Hercules
Maçonaria, 100 instruções de Aprendiz – Raymundo D’elia Junior – Ed. Madras
www.noesquadro.com.br
www.recantodasletras.com
Autor: Cleber Fernandes Nogueira