O Caibalion (Kybalion) é um livro esotérico e ocultista sobre os Princípios Herméticos, nele contém a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistus, o Três Vezes Grande, que era considerado pelos Egípcios o Mensageiro de Deus, por ter transmitido os ensinamentos nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia, esse livro foi escrito por três iniciados que se auto intitularam os Iniciados. A palavra Caibalion na língua hebraica significa “Tradição ou preceito manifestado por um ente de cima´´, está palavra tem a mesma raiz das palavras Qabala, ou Qibul, ou Qibal que significa tradição.
Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras Gregas, as principais são o Corpus Hermeticum e a Tabua de Esmeralda, nesses escritos contêm os aspectos teórico e filosófico do Hermetismo em seu aspecto teosófico. O Hermetismo consiste, no estudo e prática da evolução e expansão da consciência divina, sendo uma forma de se aprofundar nos enigmas da Criação.
Segundo a Cabailon, todo Hermetismo se baseia em 7 leis, sendo eles:
-
Mentalismo: O todo e mente, o Universo e mental.
O universo é uma criação mental do Todo, é a mente de um Ser Superior que pensa, e assim tudo existe. Em palavras simples toda a Energia e a Matéria que compõe o ambiente aparecem através da mente do indivíduo.
-
Correspondência: O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.
Permanece uma equivalência entre as leis e fenômenos de todos os planos de existência e de vida. O microcosmo humano é conduzido pelas mesmas regras que o macrocosmo universal e vice-versa.
Microcosmo – é o Universo do ponto de vista pessoal e terreno;
Macrocosmo – é o Universo do ponto de vista coletivo, o todo.
-
Vibração: Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.
No universo todo movimento é vibratório. O todas as coisas se movimentam e vibram, nada está em repouso. Das galáxias às partículas subatômicas, tudo é movimento. Tudo é energia e está em constante movimento.
-
Polaridade: Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados
A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Os opostos são apenas extremos da mesma coisa. O pólo positivo + e o negativo – da corrente elétrica são uma mera convenção.
O claro e o escuro também são manifestações da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexível, o doce versus o salgado. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.
Na cultura chinesa está representado através do Yin Yang, no catolicismo está no Gênesis da bíblia onde cita o fruto do conhecimento do bem e do mal.
-
Ritmo: Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação.
Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição, da ascensão e da queda, da conversão energia cinética para potencial e do potencial para cinética. Os opostos se movem em círculos é o ciclo da vida tudo avança até um limite depois se torna inerte, até recomeçar novamente mantendo o equilíbrio.
-
Gênero: O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação.
Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico, criando assim um balanceamento desses gêneros.
É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.
-
Causa e Efeito: Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nenhum escapa à Lei.
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica o fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade, também conhecido como karma.
Da Energia Latente no Ser Humano
Ser Humano é Energia. Essa Energia é força de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade.
O Ser ativo, participativo, solidário, ético, optativo e decisivo é um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior.
Um Ser inativo, egoísta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso é um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrível.
Tudo e o que você pensa e faz, assim transforma o ambiente onde vive nesses pensamentos e atitudes.
Conclusão:
Concluindo esse trabalho, sendo na minha opinião o tema que mais me fascinou, e seguindo sempre pelas explanações do Ir∴ Glauco, nada e por acaso.
É realmente um tema muito complexo, mas no meu entendimento, estamos sempre em uma dualidade, no masculino e feminino, bem ou mal, todos na mesma existência, com cargas opostas, buscando o equilíbrio das energias e contemplando a Criação, pois qualquer ação por mais simples que pareça gera consequência no equilíbrio do universo.
Todos esses princípios estão ligados e fazem parte das Leis do Universo, sendo praticados por todos os Astrólogos, Tarólogos, Homeopatas, enfim é a base de todas as doutrinas espirituais. Não diferente seria na Maçonaria onde temos como exemplo a polaridade entre o preto e o branco, bem representado no pavimento mosaico.
Referências:
- https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/5816195
- http://amaconariarevelada.blogspot.com/2011/07/dos-principios-hermeticos.html
- http://www.lojabrasilia.org.br/caibalion-a-filosofia-hermetica/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_herm%C3%A9ticas
- https://www.banquetemaconico.com.br/principio-filosofico-na-maconaria/
Autor: Rodrigo De Felice Ferreira
muito bom e esclarecedor esse ponto de vista com os comparativos e dualidades das coisas que envolves nossas vidas e ideias
muito boa a explicaçao e comentarios sobre paradoxos de nossas vidas e dualidades das ideias e das coisas