Maçonaria no Século XXI

Parte 1 A Instituição: Introdução e conceitos:   20 de Agosto Dia do Maçom A Maçonaria é uma associação de caráter universal iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os Maçons reúnem-se em células autônomas denominadas oficinas ou lojas. Cada loja maçônica é composta pelo venerável mestre ou presidente, seus vigilantes, orador, secretário, mestre de cerimônias e…

Leia na integra
Os maçons na proclamação da república brasileira.

Maçons na Proclamação da República

Introdução Neste trabalho de elevação de Aprendizes Maçom, iremos abordar o papel dos maçons na proclamação da república do Brasil em 1889 por Marechal Deodoro da Fonseca. Em breve texto, iremos também mencionar o papel da maçonaria em um momento importante da história do Brasil que antecedeu a proclamação: a independência do domínio português.  …

Leia na integra

Maçons na Revolução de 1932

A Revolução de 1932 Em 1930, graças a revolução que levou a vitória de Getúlio Vargas ao poder, São Paulo se encontrava em situação difícil no cenário político brasileiro. Este descontentamento era notório, levando ao surgimento de vários movimentos contra o governo imposto naquele período. Com o cenário político caótico, a partir de 1932 estes…

Leia na integra
Estamos passando por um momento de transição planetária, sendo necessário uma limpeza energética no globo.

Momento de Luz e Reflexão

Estamos num momento em que Terra está sendo limpa energeticamente a cada dia, a limpeza está se intensificando e março é um mês fundamental no processo da Transição Planetária que estamos vivendo. Uma dessas poderosas ondas de energia terá o seu auge no Equinócio de Outono. O Equinócio ocorrerá nesta quinta-feira, dia 21 de março…

Leia na integra
Trabalho sobre a coluna zodiacal de peixes na maçonaria

Coluna Zodiacal de Peixes

Colunas zodiacais são 12 ornamentos encontrados nos templos maçônicos, cada qual representando um signo, divididos em 6 ao sul e 6 ao norte. A palavra zodiacais deriva do zodíaco, que vem do grego “zodia” (animais) e “akos”(ciclo) ou seja os pilares que adornam nosso templo sustentam o “ciclo dos animais”. O zodíaco é uma faixa…

Leia na integra
Trabalho sobre o salmo 133 na maçonaria e no grau de Aprendiz

Salmo 133

“OH! QUAO BOM E SUAVE É QUE OS IRMAOS VIVAM EM UNIÃO É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA. QUE DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE AARÃO. E QUE DESCE À ORLA DE SUAS VESTES É COMO O ORVALHO DE HERMON QUE DESCE SOBRE SIÃO PORQUE ALI O SENHOR ORDENA A BENÇAO E…

Leia na integra
Trabalho sobre a Acácia Amarela de Luiz Gonzaga

Acácia Amarela

Acácia Amarela (Autor Ir∴ Luiz Gonzaga – 1981) Ela é tão linda é tão bela Aquela Acácia Amarela Que a minha casa tem Aquela casa direita Que é tão justa e perfeita Onde eu me sinto tão bem  Sou um feliz operário Onde aumento de salário Não tem luta nem discórdia  Ali o mal é…

Leia na integra

Meu Despertar ∆

Quando criança com encanto eu ouvia. A histórias da minha saudosa e simples família. Meu Bisavô Raphael, homem trabalhador que veio da Itália. Me encantava com suas frases de pura magia. Me levando desde de muito cedo. Ao despertar para a grande maçonaria. Um despertar eu me cobrava a muito tempo. Um desejo de crescer…

Leia na integra