Na câmara de reflexão, local onde somos deixados no dia de nossa iniciação para fazemos o testamento e refletimos em nossa vida ate aquele momento, iniciando ali nossa primeira viagem (prova da terra) encontramos um painel com a palavra V.I.T.R.I.O.L, uma flamula com os dizeres “vigilância e perseverança”, as figuras de um galo, pão e água, ampulheta, enxofre, sal e mercúrio, uma caveira com ossos em cruz fincada como uma foice.
Antes de me aprofundar mais sobre o tema vou explicar rapidamente o que cada símbolo representa;
Pão e água – a água alimento indispensável da vida, o pão simboliza o alimento espiritual e em muitas religiões representa o sacrifício carne de deus.
Flamula “vigilância e perseverança” e o Galo (mercúrio) – ambas figuras tem sinergia em seus significados, o mercúrio é representado pelo galo, símbolo de vigilância e perseverança são atributos que o futuro maçom deve aprimorar na nova vida, na natureza o galo canta na madrugada para anunciar a chegada do sol, simbolicamente na maçonaria ele anuncia a luz que o venerável mestre dá ao iniciado.
Ampulheta – representa o tempo, ciclo da vida.
Sal e enxofre – sal, símbolo especial de forca de vida tem como propriedade conservar a putrefação da carne; enxofre representa o principio masculino.
Caveira e foice –representa a morte, significa que ele vai morrer para o mundo profano e renascer para o mundo espiritual.
V.I.T.R.I.O.L, não é uma palavra e sim uma sigla da expressão em latim “Visita InterioremTerrae, Rectificando, InveniesOccultum Lapidem” traduzindo para o português “visita ao centro da terra, retificando-te, encontraras a pedra filosofal; filosoficamente ‘ Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontras o Teu Eu Oculto”.
É o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e a sociedade em geral.
Analisando por partes, iniciamos com “visita interioreterrae“, dizem respeito ao conhecer o que está em seu interior. É a primeira fase da alquimia, chamada Putrefação, onde as carnes são separadas dos ossos acontecendo a morte do maçom. Significa que as aparências são deixadas de lado, devemos buscar o que está no interior, o que está oculto. Por esse motivo outro símbolo que acompanha a fase da putrefação é o negro, a escuridão, representação de um local do oculto que devemos encarar e descobrir dentro de nós.
A segunda palavra “rectificando“. Assim como não é coincidência termos 7 palavras, não é por acaso que esta se encontra no centro. Retificar significa “fazer reto”, do latim rectus + facĕre, é uma referência direta ao simbolismo do Esquadro. Quando dizemos que “estamos esquadrando” dizemos que estamos corrigindo os erros, tirando o que não é necessário e deixando o essencial, se livrando do que é ruim e ficando com o bom, etc. É o que um pedreiro faz em uma pedra bruta quando esquadra suas arejas. Esquadra a pedra bruta para torna-la cúbica, deixando-a perfeita para ser utilizada em uma obra.
Por fim temos “inveniesoccultum lapidem” refere-se a essência do nosso ser. Após termos arrancado a carne dos ossos para descobrirmos o que é necessário em nós e o que não o é, e termos retificado todo o encontrado, chegamos a recompensa: a Pedra Oculta.Essa Pedra Oculta é também outro nome para a “Pedra Filosofal” tão procurada pelos Alquimistas. Ou seja, é algo que existe dentro de nós, e não no exterior. A transmutação alquímica, o lapidar da pedra bruta, o retificar, são sinônimos para uma total reestrutura espiritual, mental e física.
O termo V.I.T.R.I.O.L origina-se do oriente médio e foi empregado pela primeira vez pelo químico árabe, bu Musa JabirIbnHayyan, mais simplesmente Jabir ou Geber, viveu entre 721 e 815 d.C, é considerado o pai da química árabe. Relembrando que não havia uma separação entre a química e alquimia, ambas eram uma só ciência que tinha o objetivo de descobrir os segredos da manifestação da natureza através da experimentação. Além de químico foi astrônomo, engenheiro, físico, filósofo e farmacêutico.
Suas obras foram escritas através de códigos, somente aqueles iniciados nos conhecimentos da alquimia poderiam interpretar as descobertas e experimentações do autor. Graças a Jabir as portas da química foram abertas de maneira surpreendente, criou aparelhos de laboratório, métodos para estudos de diversas substâncias, decifrou o funcionamento dos metais. Muitos dos seus métodos, aparelhos e descobertas são utilizados da mesma maneira ainda hoje.
Seu principal objetivo era o takwin, termo árabe para descobrir o segredo da criação e o funcionamento da vida..Escreveu também o método de criação da al-iksir que daria longa vida e sabedoria ao alquimista e transmutaria os metais em ouro ou prata.
Jabir é relembrado pela ciência até hoje por ter criado o ácido sulfúrico que recebeu o nome de Zaytal-Zaj, mas que foi traduzido ao latim como “óleo de vitriol”.O ácido sulfúrico tem como principal átomo o Enxofre, que representa na alquimia o princípio corroedor dos metais, aquele de destrói, mata, transforma, para algo novo ser criado.
No ponto de vista maçônico podemos dizer que a “visita ao interior da terra” seria como o conhecer interior de nossa alma, e que óleo de vitriol são os estudos maçônicos que nos ajudam a melhorar nossas atitudes e comportamentos na vida profana, a fim de tornarmos a tão almejada pedra polida.
Para conseguir tal vista não valemo-nos do sentido da visão e sim algo mais exigente, a percepção. A percepção interna de dentro para fora, isso exige meditação silenciosa, serena e estática.
As rápida mudanças do mundo moderno chamam o homem a reestudar sua existência para compreender seu próprio destino aqui na terra.
Conclusão
Por fim, o terno VITRIOL simboliza a constante busca do homem para melhorar a si mesmo, polindo as imperfeições da personalidade humana para que um dia brilhe sua individualidade para um bem coletivo.
Dentro da câmera de reflexão,vitriolesta escrita dentro de um quadro (primeira pagina), uma pena que no meio de tantas emoções este quadro acaba passando despercebido.Mas é ali que abrimos a porta da espiritualidade maçônica.
O maçom é chamado a conhecer e praticar os antigos mistérios, despertando seu lado espiritual, e tornar-se um cientista em sua própria vida, e buscando transformar defeitos em virtudes, enterrar os vícios e se erguer em virtudes.
Todo homem é seu próprio iniciador e seu próprio salvador, visto que ele sempre busca-la seu retorno ao seu templo-corpo.
Transformar um pedaço de pedra bruta, sem beleza, sem valor e sem finalidade nenhuma em algo precioso, belo e raro e o que cada obreiro buscar em sua caminhada maçônica, tal exemplo eu tiro do nosso antigo templo, não que o templo da ruaCamacam teria sido feio, mas não tinha nossa alma, a nossa personalidade, mas ela foi fundamental para que reuníssemos nosso “óleo de vitriol” (vontade e grana) para enfim temos uma loja com nossa “cara”.
Quando fui introduzido a câmara de reflexão tive a impressão que o intuito “daquilo tudo” teria a finalidade de me intimidar, no entanto depois desse trabalho percebo que ali na verdade encontram-se elementos e instrumentos que fazem eurefletir meus antigos conceitos.
Bibliografia
Sites:
Wikipedia
Nova era_alvorecer
Blog: esoterismo Demoley
Livros:
Eterno aprendiz – José Barbosa louro
A simbólica maçônica – Jules Boucher( traduzido pelo Frederico Ozanam Pessoa de Barros)
Maçonaria 100 instruções de aprendiz – Raymundo D’elia Junior
Autor: Ricardo Suehiro Mizugai













