INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é relatar o resultado das pesquisas efetuadas sobre o Delta Maçônico. Utilizei como fontes de pesquisa para este trabalho, artigos, livros, internet, Neurofisiologia, Cinema, Matemática e minha percepção.
Segundo a Wikipedia, o Delta é a quarta letra do alfabeto grego. Devido ao seu formato triangular (Triangulo Equilátero), diversas denominações possuem algum tipo de semelhança ou afinidade com esse formato, e recebem o nome da letra, como é o caso da asa-Delta e do Delta de um rio (Nilo), na matemática e nas ciências aplicadas, é comum o uso da letra maiúscula para representar a diferença entre duas variáveis, como “ΔS”, que identifica o resultado da diferença entre a variável “S” em duas situações distintas.
O tema sobre o Delta é tão extenso e mágico, que virou parte da obra do autor Dan Brown, no filme código Código Da Vince, aonde o Delta faz alusão á imagem ao formato de um útero, presente de forma subliminar na imagem da Santa Ceia (ápice para baixo) indicando na trama a existência de uma possível herdeira sagrada, a filha de Jesus Cristo, considerada por muitos o verdadeiro Santo Graal.
O DELTA:
O Delta Luminoso fica localizado no oriente do templo Maçônico, atrás do trono do Venerável Mestre, em forma de triângulo equilátero, ostentando em seu centro variadas figuras.
Segundo Raimundo D`ella Junior, o Delta é um dos mais importantes símbolos Maçônicos. Nos ritos teístas ele representa a presença da divindade, enquanto que nos ritos deístas ou agnósticos ele simboliza a sabedoria, pode ser representado de forma simples ou na forma usualmente designada por Delta Flamejante ou Delta Luminoso, com raios irradiando do triângulo, o qual, por sua vez, pode ou não estar inscrito em uma nuvem.
Na arquitetura maçônica é muito comum encontramos dentro do Delta a figura do “Olho de Deus”, também conhecido como o “Olho Que Tudo Vê ou Olho de Hórus”, este é um símbolo que mostra um olho humano esquerdo circundado por raios de luz, representando o supremo criador de todas as coisas, cujo olho luminoso é o olho da sabedoria e da providência, que observa tudo que vê e provê.
Conforme Nicola Aslan, o Delta Sagrado foi visto pela primeira vez no início do Século XII, por Hugo de Payes (1070 – 1136), Cavaleiro de Borgúndia, fundador e primeiro Grão-Mestre da Ordem dos Templários, em companhia de outros oito companheiros, nas ruínas do Templo de Salomão, em câmara subterrânea. O triângulo encontrado era uma figura geométrica construída pela junção de três linhas e a letra “IOD”, décima letra do alfabeto hebraico, no centro, indicando a sua origem divina, pois como letra cabalística, significa Deus ou Princípio.
Camino Rizzardo descreve em seu Vade-Mecum iniciático, que a letra IOD pode apresentar-se ora como vogal e ora como consoante. No primeiro caso, ela simboliza a manifestação potencial, a duração espiritual e a eternidade do poder criador da Divindade. No segundo caso ela representa a duração material de todas as coisas. Mas, a expressão simbólica do IOD pode ser traduzida como: “Eu sou o que Sou”. Esta expressão encontra-se na passagem bíblica que narra o encontro de Moisés com o Deus, no monte Sinai, quando Moisés perguntou-lhe qual era o seu nome, a fim de que ele o dissesse ao povo na sua volta. E Deus disse-lhe: “Eu sou o que Sou”.
Segundo José Castellani; apesar de ser identificado como um símbolo Maçônico, o Delta preenchido com “o olho que tudo vê” não é uma criação da Maçonaria, inclusive é um símbolo antiquíssimo presente em várias religiões do mundo como na Índia, Nepal e Egito.
Nota: Religiões em que foi adotado, seu significado é a representação de um ser divino, baseando-se na Trindade, Tríade ou Trimurti, representada pelo Delta:
– Hindus – Brahma, Vishnu e Shiva;
– Caldeus – Ami, Nuah e Bel;
– Cristãos – Pai, Filho e Espirito Santo.
– Celtas – Hes, Tharan e Belen;
– Egípcios – Osíris, Isis e Hórus;
Há também os atributos de “Onipresença, Onividência e Onisciência”; “Criador, Conservador e Destruidor”; “Começo, Meio e Fim” e “Vontade, Ideia e Ação”.
Para a escola mística, o Delta representa as forças criadoras primordiais da filosofia hermética: Enxofre, Sal e Mercúrio.
O Delta também pode ser interpretado na assinatura maçônica e na forma de escrita com suas devidas abreviaturas. Existem relatos aonde foram relacionados os “Três Pontos” as Tríades, as Trilogias, as Trindades e com isso, os simbolistas os associaram ao Delta luminoso, unidade abstrata que se encontra na base de todas as religiões.
Neste estudo, também faço uma analogia do Delta Maçônico ao nosso Cerebelo e suas olivas piramidais presentes no cérebro humano, que trabalham com as frequências de onda ( 0.5 – 4 HZ) conhecidas como ondas Delta. Esse comprimento de onda é o mais lento das frequências e é experimentado em transe absoluto, sem sonhos e em profunda meditação transcendental, onde a consciência está totalmente isolada.
As ondas Delta desempenham um papel primordial na intuição e compreensão de outros humanos em um nível emocional. As ondas Delta podem ser entendidas como um “radar”. Por exemplo, as pessoas com uma alta atividade de ondas Delta, por vezes, parecem saber sempre como uma pessoa está sentindo, mesmo que ela pode estar escondendo seus sentimentos. Outro fenômeno é que às vezes você sabe que alguém vai chamá-lo ou você sabe que está indo se encontrar com alguém aleatoriamente na cidade e, em seguida, isso realmente acontece. Também Cito o Dejá Vu como efeito deste comprimento de onda.
Nota: Benefícios científicos comprovados com terapia de Ondas Deltas.
- Liberação de hormônios antienvelhecimento e aumento da imunidade
- Estado de Empatiae Extrema Felicidade,
- Avanço da Cura do Corpo e Mente,
- Aumento do Hormônio GH,
- Conexão com a mente inconsciente,
- Experiências paranormais.
Também cito neste trabalho o Esquisso Esotérico de Washington, e a analogia ao Delta Maçônico. O Delta perfeito ou triângulo Maçônico é formado pelas linhas imaginárias que ligam entre si o Capitólio, a Casa Branca e o Memorial Jefferson, cujo Olho da Divina Providência está representado no Monumento de Washington que é um obelisco iluminado no topo, sendo a estrutura mais alta da cidade possuindo 169,7 metros de altura.
Nota: (H obelisco 169,7 ), aonde 1+6+9= 16 (7) , 1+6 = (7).
A adição de 7 com 7 pós-vírgula = 14 aonde temos as seguintes interpretações:
(1- 4 = 3) 1 é GADU e Três o Delta composto de triangulo equilátero ( Delta ) Proporção Divina.
Faço também referência a outro fruto da minha pesquisa sobre o Delta, presente no verso do Grande Selo dos EUA e na nota de um Dólar, aonde existe uma pirâmide cujo zénite está cortado de maneira a configurar um triângulo com o Olho da Divina Providência ao centro, circundado por uma auréola da sua cor dourada.
Neste trabalho também cito o Delta presente na bandeira de Minas Gerais, um dos principais símbolos oficiais do estado Brasileiro de Minas Gerais, além de servir como homenagem a um dos marcos mais importantes da história do Brasil, a Inconfidência Mineira. A bandeira de Minas Gerais é branca com um triângulo equilátero vermelho no centro, sendo este contornado com a expressão em latim “LIBERTAS QUAE SERA TAMEN“, que significa “LIBERDADE AINDA QUE TARDIA“. O significado do triângulo é uma referência à Sagrada Trindade, sendo a ideia da sua incorporação na bandeira de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, conhecido por ser um dos membros mais significativos do movimento da Inconfidência.
CONCLUSÃO:
Esse trabalho me fez refletir sobre o meu futuro na maçonaria, baseado nas três linhas perfeitas que me norteiam; a sabedoria, a beleza e a força ou no poder da oratória, na organização do secretariado e na sobriedade e segurança do cobridor.
Na Maçonaria o Delta nos recorda a vigilância que é mantida sobre a nossa conduta, pois ele nos esclarece que podemos enganar os homens, mas jamais enganaremos o Grande Arquiteto do Universo. O Olho Que tudo Vê nos acompanha, mantendo a vigilância sobre nós. Ele simboliza a Divina Providência e, por isso mesmo também registra o que fazemos de bom e vela pela nossa justa recompensa.
Ao glorificar o Delta e sua espiritualidade intrínseca lembro que “Deus está sempre Presente” e que “Deus Vê tudo”, isto é, o Grande Arquiteto do Universo está sempre presente observando nossos atos e todos os nossos pensamentos. A combinação, do triângulo ou Delta, com o olho humano ou outro símbolo Maçônico, indica a perfeição da consciência divina em sua totalidade.
Em minha concepção, o Delta emana suas ondas e frequências, promovendo uma elevação espiritual do maçom diretamente ao seu inconsciente, a porta de entrada para a mente universal e do inconsciente coletivo, onde a informação recebida é decifrada de outra forma indisponível no nível consciente, ou seja, o verdadeiro som das palavras de Deus.
Concluo que ao estudar este símbolo em toda a sua magnitude, poderei dar passos largos em direção ao meu constante aperfeiçoamento moral, finalidade principal de estar na maçonaria. O meu caminhar por linhas iguais me remete a união do espírito com a alma universal, isto é, a união do poder de Deus com a sua criação, harmonização perfeita entre a criatura e o criador, e a justiça com ordem e perfeição!
BIBLIOGRAFIA:
- Jornal do Aprendiz março 2015 livro “Os Templários” de Adelino de Figueiredo.
- Aslan, Nicola – Grande Dicionário Enciclopédia de Maçonaria e Simbologia
- Da Camino, Rizzardo – O Delta Luminoso.
- Aslan, Nicola – Comentários ao Ritual de Aprendiz (Vade-mécum Iniciático).
- O Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (R. Laffont, 1969).
- Rogério Vaz de Oliveira – Grande Oriente do Brasil – RS.
- Wikipédia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Delta.
- CASTELLANI, José. Dicionário Etimológico Maçônico. 1ª ed. Editora Maçônica A Trolha: 1990. n 8.
- Maçonaria 100 instruções de Aprendiz, Raymundo D´elia Junior, editora Madras.
- http://www.neurofisiologia.unifesp.br/sono.htm
- Rosslyn Templars a modern Freemasonry and the Great Seal of the United States.
- O Olho que Tudo Vê – Publicado em 19 de agosto de 2016por Luiz Marcelo Viegas
- https://www.significados.com.br/bandeira-de-minas-gerais/
Autor: Glauco Ruffolo Russel
Belíssimo trabalho sobre o Delta perfeito …